Aquele sobre a ISBD


A ISBD (International Standard Bibliographic Description) é uma norma criada para padronizar a descrição bibliográfica de documentos. Antes de sua existência, as descrições eram feitas com base nos elementos da página de rosto, que variavam muito de um documento para outro, tornando difícil a padronização.

Para resolver essa questão, a IFLA, em parceria com a UNESCO, realizou um estudo sobre como as bibliotecas nacionais faziam suas descrições bibliográficas. Michael Gorman conduziu esse estudo e apresentou os resultados aos especialistas em catalogação. Ele identificou padrões e similaridades nas descrições existentes e, em 1971, propôs o agrupamento das informações em oito áreas descritivas.

Em 2009, foi criada a Área Zero, e em 2011 a ISBD Consolidada foi publicada, unificando todas as versões anteriores do ISBD.

Atualmente, a ISBD é organizado em oito áreas, numeradas de 0 a 8, cada uma com um conjunto específico de informações e sinais de pontuação padronizados, que facilitam a identificação e a troca de dados bibliográficos entre bibliotecas.

No exercício a seguir, você deverá identificar:

  • O que compõe cada área;
  • Os sinais utilizados;
  • E os objetivos do ISBD.

IRDI — Exercícios de Fixação #01 (ISBD)

Selecione a alternativa correta e veja sua pontuação ao final.

Você também pode gostar de:

0 comentários